Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Estreia nesta segunda (7) a série de interprogramas Me Explica, Vai!. Produzida pela TV Cultura, em parceria com o Instituto Palavra Aberta, a atração tem o objetivo de difundir a educação midiática entre crianças e jovens. Os 24 programetes, de 5 minutos cada, serão exibidos diariamente, de segunda a sexta-feira, às 20h30, na grade da emissora.

Me Explica, Vai! tem um formato que mescla dramaturgia com a participação de entrevistados como os jornalistas Rosana Hermann, Marcelo Tas, Leão Serva e Rodrigo Ratier, e a diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil, Luana Génot. Cada episódio conta com a participação de um especialista para falar sobre o assunto.

"Sendo a educação um dos pilares da emissora, é imprescindível falarmos sobre educação midiática, assunto urgente atualmente, principalmente entre os jovens. E o Me Explica, Vai! consegue conciliar informação consistente com a leveza e a descontração do universo juvenil e sua relação com as mídias", comenta Paula Cavalcanti, diretora de Coprodução da TV Cultura.

Para Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, a educação midiática é um tema imprescindível na era da informação, já que hoje não basta ler o que chega às nossas mãos: é necessário interpretar intenção, autoria e contexto de cada mensagem que recebemos. "Precisamos formar as crianças e os jovens para que eles tirem o melhor proveito da relação com as mídias, aprendendo com elas, para que possam participar ativamente da vida democrática dentro e fora das redes sociais".

Me Explica, Vai!

O projeto nasceu da urgência de educar midiaticamente os jovens. No mundo conectado, é preciso prepará-los para aprender com senso crítico e responsabilidade, já que o excesso de informações a que todos estão submetidos diariamente é um desafio para a nossa percepção da realidade.

"Em momento algum trata-se de um programa que se propõe a ensinar. Seu objetivo é provocar a reflexão, até mesmo porque se alguém tem algo a instruir nessa área são os próprios jovens. Buscamos criar um ambiente propício para que os jovens reflitam sobre as transformações de comportamento que se verificam a partir da utilização das redes sociais.", esclarece Enéas Carlos Pereira, diretor de programação da TV Cultura.

A educação midiática é a melhor maneira de formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes, já que propõe um conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais.

Nesse contexto, o jovem deixa de ser um mero consumidor de conteúdo, passando a ser produtor de conhecimento com voz ativa na nossa sociedade conectada, capaz de mobilizar as ferramentas necessárias para seu crescimento pessoal e o benefício de toda a comunidade.