Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Mesmo da chegada da pandemia do novo coronavírus, o Brasil já enfrentava uma situação econômica difícil, mas devido ao fechamento dos comércios e isolamento social, o cenário apresentou uma piora muito grande ao longo desse ano.

Para ajudar o brasileiro a enfrentar essa crise, o Governo Federal lançou o auxílio emergencial de R$ 600, entretanto, após alguns meses, ele caiu pela metade, fazendo com que a desigualdade aumentasse ainda mais.

Segundo pesquisa do economista Daniel Duque, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em agosto, 38,8 milhões de brasileiros se encontravam em situação de pobreza. Em setembro, o número saltou para 47,4 milhões.

Em relação a pobreza extrema, constatou-se que no mês de agosto 5,2 milhões se encontravam nessa situação. Em setembro, o número também apresentou aumento, com 9,2 milhões de brasileiros sobrevivendo diariamente com R$ 10.

“Em 2021 veremos um salto da pobreza devido ao fim do auxílio emergencial, já que a recuperação do mercado de trabalho não tem sido suficiente para contrapor o montante de renda que o auxílio fez chegar aos domicílios mais pobres”, afirma Daniel.

Leia também: ONU retira maconha e derivados de lista de narcóticos perigosos

Segundo a OXFAM Brasil, organização da sociedade civil que monitora desigualdades, o país pode se tornar um epicentro da fome se não houver uma adoção de políticas públicas que enfrentem o problema que foi agravado pela pandemia.

O desemprego, a redução de salários e a incerteza em relação à continuidade do auxílio emergencial pedem medidas urgentes para garantir a sobrevivência dos mais carentes, como a reforma tributária e um programa de renda básica.

Um relatório da entidade, revela que em todo o mundo, 500 milhões de pessoas serão levadas a pobreza. A ONU já alertou para a possibilidade de o Brasil voltar ao mapa da fome, de onde saiu há seis anos.

Veja reportagem do Jornal da Tarde: