Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Estudo inédito elaborado por pesquisadores da PUC-SP e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) aponta que notícias falsas tiveram menos força nos dois turnos das eleições municipais em São Paulo

"Os dados mostram que as pessoas estão olhando para as informações sobre as eleições vendo um pouco o que aconteceu em 2018 onde, todos nós sabemos, a difusão de fake news impactou muito no processo eleitoral. O que nós notamos é uma espécie de saturação. As pessoas começaram a ficar mais cuidadosas", explica a coordenadora da pesquisa, Rosemary Segurado.

Segundo ela, muitas pessoas, principalmente entre os setores progressistas, passaram a checar noticias em veículos de imprensa com credibilidade, reconhecendo a importância do jornalismo para a apuração de informações. "No perfil dos conservadores, essa conduta é um pouco menor. Muitas vezes eles manifestam ainda uma grande desconfiança em relação à mídia tradicional e acabam indo procurar a checagem em portais que eles já utilizam para se informar, muitos vezes portais apontados como disseminadores de fake news", diz.

Leia também: Mais de nove milhões de brasileiros encontram-se em extrema pobreza

Contudo, as informações falsas continuam em alta quando o assunto é saúde. "No caso das informações sobre a pandemia, mostra um crescimento muito grande, mas as pessoas mais preocupadas com isso", comenta Rosemary.

A pesquisa reforça que a educação e comportamentos como não repassar notícias das quais não se tem certeza da procedência são imprescindíveis para o bom funcionamento de uma sociedade democrática. "A informação é fundamental para o debate e para que nós avencemos ainda mais a nossa democracia, tão jovem no Brasil", completa.

Assista à íntegra da entrevista com Rosemary Segurado: