Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

As festas de final de ano estão chegando. Embora seja uma época do ano conhecida pela fartura de carnes como peru, frango, chester e tender, o Natal pode ser celebrado de diferentes formas entre a família e os amigos.

É possível, por exemplo, fazer uma deliciosa ceia substituindo alimentos de origem animal sem precisar renunciar ao sabor do cardápio. E para te ajudar a comemorar a data, separamos sugestões de pratos para servir durante toda a comemoração.

Prato principal

- Tofu Xadrez: A versão de frango xadrez leva tofu na composição e consegue te levar das Arábias ao Oriente. Com um preparo fácil, basta apenas o arroz para acompanhar a receita.

- Quiche de cogumelo paris fresco: Fácil, saborosa, rápida e muito prática, é uma comida muito popular na França, que apesar de sua origem alemã, foram os franceses que aperfeiçoaram e a consagraram como uma iguaria. 

Tradicionalmente, é feita com generosa porção de manteiga na massa, para ficar quebradiço e crocante. Fora isso, todos os ingredientes são de fácil acesso.

- Seitan recheado com farofa: O seitan é um alimento muito proteico que tem se mostrado como alternativa para vegetarianos e veganos, pois substitui a proteína de origem animal na alimentação. Lindo e delicioso, tem grande chance de conquistar todas as pessoas presentes.

Acompanhamento

- Arroz com lentilha: Para não perder tanto tempo na cozinha, e complementar a ceia com outro prato de sucesso que fica pronto em menos de 20 minutos, o arroz com lentilha é o acompanhamento ideal.

- Quibe vegano: Para substituir o chester, o peru e o tender da ceia de Natal, o quibe vegano não costuma ser insuficiente em sabor e propriedades. Sua receita acompanha proteína de soja, farinha de trigo para quibe e outros ingredientes de origem vegetal.

- Farofa com frutas e castanhas (Natalina): É considerado um ótimo acompanhamento para a ceia de festas de fim de ano. Apesar de parecer seca, com os ingredientes úmidos ela se torna bem equilibrada.

Leia também: Aeroporto de Congonhas deve receber 56% menos passageiros no Natal de 2020

Sobremesas

- Mousse de abacate com chocolate: É uma receita popular no meio vegano e por aqueles que têm intolerância/alergia ao leite, e não é à toa, porque é muito fácil de fazer e é uma ótima opção saudável para matar a vontade de doces.

As quantidades dos ingredientes são relativas, e a receita pode ser feita conforme o gosto de cada um.

- Manjar de coco: Nas festas de fim de ano, já é esperado encontrar essa sobremesa na mesa da família. Feita com leite de coco caseiro junto com o manjar, fica com o sabor de coco super delicado e leve, não sendo enjoativo por apresentar um equilíbrio com a calda.

- Torta de ameixa: Requintada e com uma aparência inesquecível, se torna uma sobremesa perfeita para a ceia de Natal. A massa da torta é muito saborosa, diferente e não possui glúten, podendo ser consumida por quem tem alergia.

Saladas

- Salada de repolho com maçã: A receita combina muito bem com doce ou salgado, ela apresenta a medida certa, sendo leve e refrescante. Fora isso, combina muito bem com maionese de alho.

- Tabule de quinoa: Essa pode ser uma opção de salada diferente e que apresenta uma grande quantidade de proteína. Sua versão pode ser variável, sem apresentar glúten na composição, já que não leva trigo.