Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Em março, com o início da pandemia de coronavírus, as máscaras e o álcool gel foram os produtos mais comprados pelos brasileiros. O celular foi o preferido em janeiro, maio e setembro. Em julho, o brasileiro inovou e o item mais comprado foi o limpador de para-brisa. É o que mostra um levantamento divulgado pelo Mercado Livre nesta quarta-feira (6), que considera as compras de usuários dentro da plataforma.

Quais os itens mais comprados em 2020? Os produtos relacionados à tecnologia foram os mais comprados na maior parte do ano. “Em diversos meses, notamos que o item mais adquirido no Brasil foi um eletrônico, muitas vezes considerado um entretenimento. Dado que mostra como grande parte dos consumidores consideraram o seu lazer importante neste período de isolamento social”, afirma o líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes.

Veja a lista de produtos mais comprados em cada um dos meses:

  • Janeiro: celular
  • Fevereiro: impressora
  • Março: máscara facial e álcool gel
  • Abril: Google Chromecast
  • Maio: celular
  • Junho: notebook gamer
  • Julho: limpador de para-brisa
  • Agosto: SmartTV
  • Setembro: celular
  • Outubro: ar condicionado
  • Novembro: geladeira
  • Dezembro: notebook

Vizinhos latino-americanos

Durante a quarentena, a compra de itens relacionados a saúde e prevenção à covid disparou em toda América Latina. Nos primeiros meses de isolamento, a categoria de lazer e fitness teve o melhor desempenho.

“Em maio, por exemplo, foi notado o início de uma tendência de compra de produtos para treinar em casa”, diz Yunes. Os mais procurados foram os tapetes de yoga, esteiras, pesos, elásticos e halteres.

O lazer também se mostrou indispensável durante a pandemia. No México, o jogo de cartas “UNO” foi o campeão de vendas em abril, enquanto o Google Chromecast e os celulares se destacaram no Brasil e na Colômbia. Já na Argentina, jogos de tabuleiro e cartas foram os mais comprados.

A pesquisa do Mercado Livre foi realizada no Brasil, Argentina, México, Chile, Uruguai, Colômbia e Peru.