Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ProUni
Reprodução/ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa que oferece bolsas de estudo em universidades particulares, criada pelo Ministério da Educação em 2004. Esses benefícios, que podem ser integrais ou parciais, são destinados a estudantes brasileiros de baixa renda.

Para estar apto a participar do programa, é preciso ter realizado o ensino médio completo. Além disso, é necessário que a família do candidato apresente renda bruta de até um salário mínimo por pessoa — para receber bolsa integral. Para a parcial, o rendimento familiar deve ser de até três salários mínimos por membro.

Leia mais: Reajustes nos planos de saúde impactam no planejamento financeiro do brasileiro em 2021

Aqueles que desejam conseguir uma vaga, devem ter o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concluído. Quanto melhor o desempenho na prova, maiores as chances de ingressar. É preciso uma nota mínima de 450 pontos no exame e qualquer pontuação acima de zero na redação. Os professores da rede pública também podem concorrer para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, sem a necessidade da renda familiar como pré-requisito.

Para iniciar todo o processo, basta acessar o site oficial do ProUni e clicar em “Fazer inscrição”. Em seguida, é necessário colocar o CPF junto ao número de inscrição e senha do Enem do ano anterior. O próximo passo é preencher um questionário sobre situação social.

Por fim, o candidato deve escolher, por ordem de prioridade, dois cursos desejados. O interessado também precisa informar se sua candidatura será através de ampla concorrência ou cotas — válidas para estudantes com deficiência, negros, pardos e índios.