Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Na última segunda-feira (11), a Ford anunciou o fechamento das fábricas no Brasil. Mas quais foram os reais motivos para essa tomada de decisão? O Jornal da Tarde entrevistou Boris Feldman, engenheiro e jornalista, e, segundo ele, a saída da montadora se deve a uma série de fatores, mas a principal é a gestão inadequada.

O jornalista fez uma dura crítica sobre a forma de gestão da montadora americana: “A Ford não soube acompanhar o desenvolvimento da tecnologia de administração e comunicação. O modelo de negócio dela não está correto”. Segundo ele, isso é peça chave para os erros da gestão da companhia no país. 

Leia também: Jair Bolsonaro diz que Ford não falou a verdade sobre encerramento das atividades no Brasil

Mesmo a gestão da Ford não sendo a ideal, Feldman não tira a culpa do governo pelo fechamento das fábricas. “Existe uma falha do governo? Existe. O custo Brasil e o estado muito inchado são alguns fatores que prejudicam a economia". Porém, o jornalista não concorda que o governo deveria ajudar a empresa a permanecer no país. “Uma empresa não tem que receber ajuda do governo. Ela tem que caminhar com as próprias pernas”.

Mas não é necessário ficar lamentando a saída da Ford, segundo Feldman. Ele lembrou que outras grandes montadoras, como Fiat e Volkswagen, vão continuar no país. E outras, como a Chery, estão em franco desenvolvimento.

Assista a entrevista completa de Boris Feldman no Jornal da Tarde desta terça-feira (12)