Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Uma pesquisa feita no Brasil e outros países da América Latina revelou dados sobre o impacto das bebidas açucaradas na saúde da população.

Aqui no Brasil, o consumo em excesso de refrigerantes e outras bebidas açucaradas, como suco em caixinha, levou mais de 2 milhões de adultos brasileiros à obesidade ou sobrepeso em 2020. Outras 720 mil crianças também apresentam o mesmo quadro preocupante. Segundo o levantamento, 1 milhão e 400 mil brasileiros tem diabetes tipo 2 e a cada ano, e 13 mil adultos morrem devido ao consumo excessivo dessas bebidas.

Outro ponto que chama a atenção nessa pesquisa, é o quanto os cofres públicos gastam para tratar pessoas que abusam desse tipo de bebida. São quase R$ 3 bilhões por ano no tratamento de pacientes com diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardíacas e até cerebrovasculares. No Brasil, adultos chegam a consumir 61 litros de bebidas açucaradas por ano e as crianças, 88 litros.

Isso, levando em consideração que uma lata de refrigerante de 350 ml tem cerca de 7 colheres e meia de chá de açúcar.

Confira matéria completa no Jornal da Tarde: