Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) conseguiu uma liminar na Justiça de Brasília para suspender o processo disciplinar interno contra ele no próprio partido. Ele é acusado de ferir o Código de Ética da legenda depois de tocar o seio da deputada Isa Penna (PSOL) durante votação na Alesp. Dessa maneira, ele evita a reunião que poderia gerar sua expulsão do Cidadania.

No último domingo (10), o Conselho de Ética do Cidadania se reuniu e recomendou o diretório nacional do partido expulsar Fernando Cury depois da atitude contra a deputada. Haveria uma reunião nesta quarta-feira (13) para definir o futuro do deputado. Com a liminar, essa reunião teve que ser remarcada.

Leia também: MDB anuncia candidatura de Simone Tebet à presidência do Senado

A decisão foi da juíza Thassia de Moura Guimarães, da 20ª Vara Cível de Brasília. Segundo ela, o processo contra o deputado deve ser direcionado primeiramente para o Conselho de Ética estadual do partido, que no caso seria o de São Paulo. Só depois disso, o mesmo órgão de âmbito nacional deveria tratar do assunto. O caminho foi o inverso.

Além disso, a juíza também afirmou que a representação foi feita de maneira genérica. O texto não descreve a conduta do deputado dentro da Assembleia Legislativa, apenas cita o vídeo. Dessa maneira, Cury não conseguiria montar a sua defesa.

Mesmo obtendo a liminar, o deputado segue afastado pelo partido.

Relembre o caso

Durante a votação do orçamento em 16 de dezembro na Alesp, o deputado Fernando Cury tocou o seio da deputada Isa Penna. O fato aconteceu diante  de Cauê Macris (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, e foi registrado pelas câmeras do plenário.

Nas cenas, Isa Penna reage e afasta o deputado com as mãos. Ele, então, põe a mão sobre o ombro da deputada, que reage novamente. Os dois gesticulam e conversam com o presidente por alguns minutos, até que Cury se afasta.

A deputada fez um boletim de ocorrência contra Fernando Cury e entrou com uma representação junto ao Conselho de Ética para que tenha o mandato cassado.