Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Planalto
Reprodução/Flickr Planalto

Devido à grave situação em que Manaus se encontra, a Justiça Federal decidiu suspender a realização do exame no estado, para prevenir o surgimento de mais casos de Covid-19, já que a cidade encontra-se em estado crítico, sem estrutura suficiente na rede de saúde.

No entanto, mesmo com o pedido de adiamento da prova feito pelo Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas, o Governo Federal recorreu para tentar manter o exame na data prevista. A prova será aplicada em todo país neste domingo (17) e no dia 24, na versão impressa, e na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Leia também: Bolsonaro lamenta situação no Amazonas, mas isenta governo federal "fizemos nossa parte"

O recurso usado pelo governo foi feito pela Advocacia Geral da União (AGU) e levado ao TRF-1 (Tribunal Regional da Primeira Região), em Brasília. O argumento utilizado para isso foi que um novo adiamento do exame poderia prejudicar os estudantes do estado. Além de afetar a garantia de atendimento isonômico, como SISU, FIES e PROUNI.

Segundo um trecho do recurso, "A depender do quanto for postergada a data de realização do ENEM, poderá, inclusive, restar inviabilizada a realização de qualquer processo seletivo no segundo semestre de 2021, tanto do SISU como do FIES e do PROUNI, por meio das notas obtidas no Enem 2020".