Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Não se engane. Apesar de não ter sido cobrado dos motoristas em 2021, o DPVAT não acabou. A partir desta segunda-feira (18), o seguro obrigatório passa a ser administrado pela Caixa Econômica Federal, segundo comunicado feito à imprensa pelo presidente do banco, Pedro Guimarães.

Até o ano passado, o DPVAT era administrado pela seguradora Líder, mas após troca de acusações entre a empresa e o governo federal, a parceria foi desfeita em novembro.

Todos os acidentes que aconteceram até 31 de dezembro do ano passado serão responsabilidade da Líder, enquanto os casos registrados a partir de 1 de janeiro deste ano ficam sob responsabilidade da Caixa.

O DPVAT é um seguro obrigatório utilizado para a indenização de vítimas de acidentes de trânsito. Neste ano, não haverá cobrança do seguro aos motoristas, porque os recursos arrecadados em anos anteriores serão suficientes para o pagamento de indenizações em 2021. No ano que vem, o pagamento do DPVAT deve ser retomado normalmente.

O que muda com a administração da Caixa? Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, as regras para o pagamento e a cobertura do seguro vão continuar as mesmas. As principais mudanças serão na forma de pagamento e de solicitação da indenização.

Como solicitar a indenização? Neste primeiro momento, a solicitação pode ser feita em uma agência da Caixa. A partir de 31 de janeiro, poderá ser feita pelo novo aplicativo DPVAT Caixa.

Segundo a Caixa, o aplicativo está sendo desenvolvido com o objetivo de reduzir fraudes, melhorar a qualidade do atendimento aos beneficiários, principalmente aqueles que não moram próximos a uma agência bancária, e aumentar a praticidade. Antes, a indenização precisava ser solicitada de forma presencial.

Como será o pagamento da indenização? Se autorizado, o pagamento será depositado no aplicativo Caixa TEM, o mesmo utilizado em 2020 para o depósito de benefícios como saque emergencial do FGTS e auxílio emergencial. Durante a administração da Líder, o pagamento era feito em uma conta corrente da vítima ou do herdeiro legal.

Qual a cobertura do seguro? A indenização é paga em caso de morte, invalidez permanente total ou parcial e para reembolso de despesas médicas e hospitalares da rede privada.

Onde tirar dúvidas sobre o DPVAT? Os brasileiros vão poder tirar as dúvidas sobre o DPVAT pelo site oficial, pelo telefone 0800 7260207 (a partir de amanhã) e pelo aplicativo, assim que for disponibilizado ao público.