Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

A crise financeira causada pela pandemia impactou milhares de famílias: com alta do desemprego, perda e redução de renda e itens de cesta básica mais caros, o brasileiro passou a se preocupar mais com as finanças e buscar maneiras de administrar melhor os gastos. 

É o que mostra a pesquisa 'O Bolso do Brasileiro', realizada pelo Instituto Locomotiva. Segundo o levantamento, em 2020, sete em cada dez brasileiros perceberam que a renda seria insuficiente para cobrir o custo de vida. Os atrasos no pagamento de contas aumentaram para 30% dos entrevistados.

Leia também: Pesquisa comprova que número de mortes por Covid-19 no Brasil foi maior ente população mais pobre e vulnerável

Apesar do cenário preocupante, o estudo aponta que os impactos sociais e econômicos da pandemia também devem trazer mudanças comportamentais para uma população que não tem o hábito de poupar. 47% dos entrevistados afirmam que passaram a fazer mais planos pro futuro por causa da crise, e 90% admitem ter necessidade de educação financeira.

A pesquisa foi feita no fim do ano passado, antes da segunda onda da Covid-19 no país. Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, os dados são ainda mais representativos no momento em que a pandemia se agrava: "Uma das grandes fake news da pandemia foi de que era um vírus democrático. Por mais que o vírus atinja pobres e ricos, o Brasil é formado majoritariamente pelos mais pobres. Os mais pobres que não contavam com um emprego formal, que não trabalham em profissões nas quais o home office é permitido, que não têm uma geladeira cheia e muitas vezes não têm nem água encanada para praticar o isolamento social". 

Confira a reportagem do Jornal da Tarde: