Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Na última semana, mais da metade dos inscritos não realizaram a primeira etapa do ENEM. Nesta quinta-feira (21), a idealizadora do exame e ex-presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Maria Inês Fini, comentou no Jornal da Tarde os desafios e problemas do processo que foi adiado de novembro de 2020 para janeiro de 2021.

Inês criticou a decisão de manter a prova para janeiro deste ano. Segundo ela, o Governo Federal poderia ter dialogado com as escolas de ensino médio e universidades, para readequar o calendário escolar a uma nova data do exame.

“Poderia ter tido uma orquestração maior entre o ensino superior e o ensino médio, de tal forma que houvesse uma adaptação e pudesse retardar um pouco o início das aulas do ensino superior. Isso seria muito fácil, quem faz isso não é o INEP, quem tinha que fazer isso era o Ministério da Educação”, comenta.

A especialista também chamou atenção para a desigualdade que acometeu diversos jovens na questão da educação à distância, utilizada como alternativa para frear o contágio do novo coronavírus.

“O cenário de janeiro foi muito preocupante, muitas entidades dos jovens, professores e pesquisadores pediram o adiamento do exame, principalmente em função da pandemia e da vulnerabilidade dos alunos, que não tiveram acesso a uma escolarização mais robusta em 2020, em função de não terem acesso à plataformas digitais. Temos um cenário absolutamente injusto”, diz.

Leia Também: Ex-presidente Lula foi diagnosticado com Covid-19 em dezembro e fez isolamento em Cuba

De acordo com a idealizadora do vestibular, o INEP poderia ter aderido ao desejo dos participantes, tendo em vista que realizou uma sondagem para saber em qual mês os alunos se sentiriam seguros para fazer as provas.

“Quando a decisão pela transferência da prova de novembro para janeiro foi tomada, o cenário era um, mas ele já era extremamente preocupante. Veja bem, o INEP fez uma pesquisa perguntando ao jovens qual era a data que eles gostariam que o exame fosse aplicado, a grande maioria apontou maio. Você não faz uma pesquisa se não quer respeitar o resultado”, completa.

Assista a entrevista na íntegra com Maria Inês Fini, que foi ao ar esta quinta (21) no Jornal da Tarde.