Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Em seu primeiro dia na ativa como presidente dos Estados Unidos, Joe Biden revelou nesta quinta (21) o plano de sua gestão para combater a Covid-19. "Vamos passar por isso, vamos vencer essa pandemia. A uma nação que espera uma atitude, deixe-me ser claro: a ajuda está a caminho", afirmou o presidente em discurso na Casa Branca.

"Nossa estratégia é baseada na ciência e não na política, na verdade e não no negacionismo, e é detalhada. Você pode analisar o plano inteiro no site oficial da Casa Branca", disse Biden, mostrando para as câmeras uma cópia do planejamento, que tem aproximadamente 200 páginas.

Entre as ações planejadas pela gestão Biden está a aplicação de 100 milhões de vacinas nos primeiros 100 dias de mandato. Caracterizada como "agressiva", a estratégia envolve mudanças na distribuição, administração e rastreamento das doses, além de maior apoio aos governos locais. Também será veiculada uma campanha nacional focada em aumentar a confiança do público ao redor das vacinas e comunicar a importância de seguir os protocolos de segurança. 

Outra iniciativa do plano é agir com governadores e prefeitos para reforçar o uso de máscaras em todo o país. Biden protocolou uma Ordem Executiva solicitando o uso de máscara de proteção e distanciamento de acordo com as normas do CDC (Centro de Prevenção de Doenças, na sigla em inglês) em todos os prédios federais e por todos os funcionários do governo. Outra Ordem Executiva pede que agências responsáveis reforcem o uso obrigatório de máscara em aviões, trens e outros tipos de transporte público. 

O planejamento também prevê uma ação "unificada e clara" para testagem da Covid-19 no país. "Os Estados Unidos vão expandir o estoque de testes rápidos e dobrar os insumos para aumentar a capacidade de testagem. O país também vai aumentar a capacidade de produção em território nacional e apoiar testagem em escolas e outras populações prioritárias, além de trabalhar para garantir que testes estarão disponíveis e serão gratuitos para quem não tiver plano de saúde", diz o documento.

Estão elencados no plano sete objetivos gerais para o combate à pandemia:

1. Restaurar a confiança do povo americano;
2. Criar uma campanha de vacinação segura, efetiva e completa;
3. Diminuir o contágio aumentando o uso de máscaras, testagem, tratamento, dados, força de trabalho e regras claras de saúde pública;
4. imediatamente aumentar auxílios emergenciais e colocar em prática o Defense Production Act;
5. Reabrir escolas, viagens e comércio com segurança e proteção aos trabalhadores;
6. Proteger os mais vulneráveis e aumentar a equidade, cruzando fronteiras raciais e territoriais;
6. Restaurar a liderança dos Estados Unidos a nível global e construir uma preparação maior para ameaças futuras.

Clique aqui para acessar o planejamento completo.

"Nossa estratégia nacional será guiada por cientistas e especialistas em saúde pública, que vão falar diretamente com o público, livres de interferência política para tomar decisões focadas apenas na ciência e saúde pública", afirma Biden em carta anexa ao planejamento.