A diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou por unanimidade na tarde desta sexta (22) o uso emergencial de novo lote da vacina contra a Covid-19 Coronavac. A liberação é referente às 4,8 milhões de doses envasadas no Brasil.
Produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, a vacina já foi aprovada para uso emergencial no último domingo (17) e está sendo distribuída entre os estados para aplicação nos grupos prioritários desde o início desta semana.
O Instituto Butantan solicitou a nova liberação na última segunda (18). O presidente do órgão Dimas Covas, afirmou na ocasião que esperava que o processo fosse mais rápido, visto que a documentação é similar à que já havia sido submetida à análise da Anvisa.
Diferentemente do material já aprovado - que consiste em vacinas que vieram prontas da China -, as 4,8 milhões de doses foram envasadas em São Paulo. De acordo com o Butantan, essa nova solicitação facilita a produção futura da vacina. "Uma vez aprovado, a produção do Butantan será feita de acordo com essa autorização. Não haverá necessidade de todo lote ser requisitado", afirmou Covas.
Outra diferença desse novo pedido é a quantidade de material por embalagem. O novo lote traz a vacina em frascos ampola multidose, com dez doses por recipiente. As vacinas que vieram prontas da China continham o suficiente para uma dose por frasco.
REDES SOCIAIS