Notícias

Bolsonaro afirma que governo é a favor de aquisição de 33 milhões de doses da vacina de Oxford por empresários

Declaração foi dada nesta terça-feira (26) em live do banco Credit Suisse; presidente disse que metade das doses seriam doadas para o SUS


26/01/2021 12h14

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo federal assinou uma carta de intenções favoráveis à compra de 33 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca por parte de empresários brasileiroa. A declaração foi dada nesta terça-feira (26) em live do banco Credit Suisse

"Nós fomos procurados por representantes de empresários e nós assinamos uma carta de intenção favorável a eles, para que 33 milhões de doses da [vacina] de Oxford viesse do Reino Unido para o Brasil a custo zero para o governo. Metade dessas doses, 16,5 milhões, entrariam para o SUS e estariam no Programa Nacional de Imunização, seguindo os critérios. Os outros 16,5 milhões ficariam com os empresários para a vacinação de seus empregados, para que a economia não parasse", afirmou Bolsonaro na ocasião. 

"Eu quero deixar bem claro que o governo federal é favorável a esse grupo de empresários, para levar avante a sua proposta, para trazer a vacina para cá a custo zero para o governo federal e imunizar 33 milhões de pessoas. No que puder para essa proposta ir para frente, nós estaremos estimulando. (...) essas doses ajudariam muito a economia", concluiu. 

O governo federal tem um acordo para obter 100 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. O imunizante já tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no país. 

A AstraZeneca informou em nota que por enquanto não tem como vender doses da vacina para o mercado privado. A farmacêutica disse que todas as doses estão disponíveis por conta de acordos realizados com governos e organizações multilaterais. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças