Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Usuários do Instagram vêm relatando instabilidade no número de seguidores na rede social. Desde os primeiros dias de 2021, influenciadores, produtores de conteúdo e até mesmo donos de perfis pessoais expuseram queda na quantidade de pessoas que os acompanham na plataforma.

“O Instagram está removendo aleatoriamente uns 700 seguidores meus todos os dias”, escreveu o jornalista Bruno Sartori, conhecido por produzir vídeos com montagens de políticos e famosos, os chamados ‘deepfakes’. A influenciadora Josy Ramos contou, no Twitter, que o perfil de sua própria mãe a deixou de seguir: “Minha mãe que comenta, salva e envia tudo meu, o Instagram foi capaz de remover meu perfil dos seguidores dela cara”.


A cantora e ativista Preta Ferreira também compartilhou que perdeu por volta de 2 mil seguidores em um dia. Em entrevista ao site da Cultura, ela conta que as 121 mil contas que a seguiam se tornaram 118 mil em menos de 24 horas. “Eu acabei de lançar um livro e outras redes de pessoas grandes fizeram com que a divulgação desse livro fosse para outros lugares. Eu achei improvável estar sem o número de seguidores aumentando ou sem sair do lugar, estagnada”, diz.

Preta ainda aponta para diminuição no alcance de seus stories: “Eu já cheguei a ter 13, 14 mil visualizações nos stories. Agora estou com 500”. Segundo ela, a ação da plataforma pode estar associada com o conteúdo publicado em sua conta. Isso porque Preta produz conteúdos voltados à questões raciais. “A gente está vivendo em um mundo em que tudo, agora, é via internet. As pessoas pretas estão com conteúdos bons, só que não estão chegando nas pessoas. Não é um conteúdo que interessa a política financeira do Instagram”, comenta.

Procurado pelo site da Cultura, o Instagram disse que a exclusão e bloqueio automático de contas acontece em casos de perfis envolvidos em atividades de ‘interações falsas’, o que poderia explicar a diminuição no número de seguidores. Ainda, a rede social apontou que uma investigação de conta por conta seria necessária para entender o motivo da retirada.

Confira a íntegra do posicionamento do Instagram sobre o assunto:

“Interações falsas são uma violação das nossas políticas e contas envolvidas nessa atividade podem ser removidas. Todos os dias milhares de contas falsas, inautênticas ou automatizadas são detectadas e bloqueadas automaticamente. Recomendamos que as pessoas nunca compartilhem suas informações de acesso às plataformas, para impedir acesso indevido a suas contas”.