Paes proíbe em decreto desfiles de escolas de samba e saídas de blocos de rua no carnaval do Rio
Medida vale entre os dias 12 e 22 de fevereiro; descumprimento do decreto poderá configurar crime com pena de até um ano de prisão e multa
05/02/2021 10h17
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), proibiu desfiles de escolas de samba e saídas de blocos de rua na cidade, entre os dias 12 e 22 de fevereiro. O decreto foi publicao nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial.
A autorização para comércio ambulante temporário também estará suspensa no período. A publicação ainda determina que "está vetada a entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no município, exceto aqueles que prestem serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis, cujos passageiros comprovem, neste caso, reserva de hospedagem."
O decreto também aponta que carros de som poderão ser rebocados e que blocos de carnaval "parados" estão proibidos. Além disso, qualquer agremiação que descumprir as medidas estará proibida de participar do carnaval de 2022.
O descumprimento do decreto poderá configurar crime previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, que trata de infração de medida sanitária preventiva, com pena de até um ano de prisão e multa.
Leia também: Rio ultrapassa São Paulo e se torna cidade com mais mortes por Covid-19 no Brasil
REDES SOCIAIS