Brasil deve demorar três anos para imunizar 70% população contra a Covid-19 se ritmo de vacinação se mantiver
Produção nacional de vacinas contra Covid-19 aceleraria processo de imunização da população
09/02/2021 16h05
Menos de 2% da população brasileira foi vacinada contra a Covid-19 até o momento. Caso a média se mantenha a mesma, o país atingirá 70% das pessoas imunizadas apenas em 2024.
De acordo com Luiz Gustavo de Almeida, PhD em microbiologia, a marca de dois milhões de doses distribuídas em 10 dias é pouco, dadas as dimensões do país. Assim, o Brasil chegaria a 144 milhões de doses distribuídas em dois anos. "Isso é muito aquém do que a gente já fez." Outra consideração que deve ser feita é de que são necessárias duas doses do imunizante por pessoa.
Leia mais: Linha 2 Verde do Metrô de São Paulo ganha oito novas estações
Países como Israel, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo, têm previsões de conseguir imunizar pelo menos 70% da população até o final de 2021. Almeida completa que "demoramos para começar a negociar."
Atualmente, o Brasil produz cerca de 5% do total de insumos necessários para o consumo interno. Uma produção de insumos e vacinas nacionais seria uma solução para o problema, pois o país dependeria menos de sua política externa.
Assista à reportagem do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS