Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Nir Distelfeld/Autoridade Israelense de Antiguidades
Nir Distelfeld/Autoridade Israelense de Antiguidades

Durante um treinamento na região de Monte Carmelo, o soldado israelense Ido Gardi encontrou uma moeda rara, cunhada há cerca de 1.800 anos. 

Bem conservado, o item traz marcações que indicam que a moeda foi cunhada da cidade de Geva entre os anos de 158 e 159. Em um dos lados, há uma representação de Antonino Pio, imperador romano que governou entre 138 e 161; no verso, os pesquisadores observaram um desenho do deus sírio Mēn, divindade ligada à Lua.

A moeda é uma das onze abrigadas pelo Departamento de Tesouros Nacionais de Israel, afirmou Donald Tzvi Ariel, chefe do Departamento Numismático - isto é, que estuda moedas e cédulas - da Autoridade Israelense de Antiguidades. "Todas as moedas foram encontradas ao norte de Israel, de Megido e Zippori a Tiberias e Arbel", disse o pesquisador em nota comunicada pelo porta-voz da organização.  

Avner Ecker, professor de arqueologia da Universidade de Bar-Ilan, explica a origem do artefato: "No período romano, as poleis (plural de 'pólis', cidade em grego) tinham o direito de cunhar suas próprias moedas. O ano marcado na moeda é o ano em que o conselho municipal foi estabelecido e seus cidadãos ganharam autonomia sob o império". 

Segundo Nir Distelfeld, inspetor da Autoridade Israelense de Antiguidades, a moeda provavelmente foi perdida por seu dono em uma das vias que cortam a região, até que o soldado a encontrasse quase 2.000 anos depois. Distelfeld aproveitou a oportunidade para pedir que o público comunique o órgão caso encontre outras moedas ou artefatos antigos. "Vamos buscar os itens e levá-los ao Departamento de Tesouros Nacionais, e esperamos reunir mais informações e enriquecer a pesquisa científica com mais evidências do passado. É importante ressaltar que antiguidades são de propriedade da nação", pontuou.