Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Ministério da Saúde utilizou recursos emergenciais da pandemia para a produção de cloroquina e de fosfato de oseltamivir (Tamiflu) dentro das instalações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), segundo informações do jornal Folha de São Paulo.

Documentos do Ministério Público (MP) apontam que a fundação recebeu cerca de R$70 milhões para produção das pílulas.

A entidade nega as acusações e afirma que a produção de cloroquina foi destinada a pacientes de malária e o Tamiflu à adultos com gripe. Para esses fins, os medicamentos possuem eficácia comprovada cientificamente.

No Brasil, a Fiocruz é responsável pela produção e importação da vacina de Oxford, desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford.

Leia também: Idosa recebe aplicação da vacina contra Covid-19 sem a dose

Segundo a reportagem, no entanto, o financiamento dos insumos que permitiram a produção veio da Medida Provisória nº 940, editada em 2 de abril pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que liberava recursos para combate à pandemia do novo coronavírus.

Os remédios fazem parte do tratamento preventivo da Covid-19 que não apresenta efeitos comprovados contra o vírus e pode causar efeitos colaterais. O kit chegou a ser defendido publicamente pelo Ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello e por Bolsonaro, que mudaram seus discursos recentemente.

Veja mais em reportagem completa do Jornal da Tarde: