Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CTDN), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirmam que o coronavírus está presente em partículas no ar. O artigo assinado pelos pesquisadores Ricardo Passos, Marina Silveira e Jônatas Abrahão foi publicado na revista Environmental Research.

A pesquisa é desenvolvida desde o ano passado e é uma das únicas no mundo neste segmento que conseguiu apresentar a evidência. Além disso, os cientistas reforçam o alerta de risco em locais com má ventilação.

Leia também: Covid-19: Pesquisa lista 16 tipos de comportamento humano ligados à pandemia

O estudo, realizado em parceria com o Instituto de Ciência Biológicas da UFMG, foi feito em dois hospitais de Belo Horizonte, em dois momentos diferentes da pandemia e em ambientes externos próximos aos locais, com o objetivo de analisar partículas invisíveis que atingem maiores distâncias

Na prática, os pesquisadores do CDTN usaram equipamentos capazes de sugar o ar para passá-lo em membranas filtrantes. Com isso, os cientistas verificaram a presença do vírus em cinco amostras, por meio da identificação do código genético do SARS-CoV-2.

As coletas foram feitas entre 25 de maio e 4 de junho do ano passado em um dos hospitais e entre 9 de junho e 17 de julho no outro. Já os ambientes externos foram monitorados de 25 de maio a 6 de agosto. As unidades de saúde estudadas não tiveram os nomes divulgados.