Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Entidades de representação de motoristas de aplicativos marcaram paralisações em diversas capitais do país para protestar contra o congelamento das tarifas de corrida. Segundo essas entidades, as tarifas do Uber e 99 não são reajustadas há 5 anos. Em São Paulo, a greve foi marcada para sexta-feira (26).

É só isso que eles pedem? Não. Eles reivindicam o fim das tarifas promocionais do Uber e 99, que reduzem os ganhos dos motoristas.

Os motoristas também pedem mais segurança, apoio jurídico, seguro de vida, auxílio funeral e fim dos desligamentos.

Quando a paralisação vai ocorrer? Depende da cidade. Em São Paulo, os protestos estão marcados para o dia 26, próxima sexta-feira. Neste dia, os motoristas pretendem se reunir nos bolsões de espera do aeroporto de Guarulhos e em frente aos escritórios do Uber e 99.

No Rio de Janeiro, a manifestação está agendada para o dia 22, segunda-feira. Em Brasília, há previsão de protesto para o dia 17 de março.

Em Salvador, os protestos aconteceram o começo do mês.

Essa greve vai pegar? Não dá para saber, pois os motoristas são autônomos e a grande maioria não tem ligação com nenhum sindicato ou associação de classe. Por isso, não costumam seguir nenhuma liderança.

Para o juiz do trabalhpo.

O que as empresas dizem? A Uber não comentou. A 99 disse que “prioriza a melhoria dos ganhos dos motoristas parceiros”. “Assim, lançou o 99Poupa, uma categoria opcional criada para estimular a demanda fora dos horários de pico, e o 99Entrega, que possibilita o envio de itens pessoais via  parceiros e resultou em elevação média de 23% no ganho dos motoristas.”

Do que mais os motoristas reclamam? Eles dizem que precisam trabalhar cada vez mais horas para conseguir tirar o mínimo necessário para manter as despesas da casa. É comum que eles fixem uma meta de ganho diário (R$ 200 por dia, por exemplo). Com a alta da gasolina e redução do número de corridas, fica cada vez mais difícil atingir essa meta.