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A pandemia de Covid-19 trouxe diversos aspectos negativos para a sociedade, especialmente para a saúde e economia do país. Com a necessidade de isolamento social, diversas empresas veem seu faturamento despencar e notam sua sobrevivência ameaçada. Dessa forma, muitos comércios fecharam as portas. Na contramão da crise, os serviços essenciais apresentam um crescimento acelerado. É o caso dos setores de delivery, materiais de construção e imobiliário.

Para falar sobre esse crescimento inédito, o site da TV Cultura entrevistou um representante da rede de delivery, o Felipe Crull, diretor comercial do Ifood. 

Felipe relata que este momento de crise sanitária, contraditoriamente, é o melhor para a empresa. "Entre março e dezembro de 2020, 100 mil novos restaurantes entraram no iFood e hoje totalizam 236 mil", diz.

O diretor comercial informa ainda que os pedidos para pequenos e médios restaurantes cresceram 90%, mais do que aqueles estabelecimentos já consolidados. 

"Do total de pedidos de dezembro, 47% deles, ou seja, mais de 22 milhões, foram realizados em pequenos e médios estabelecimentos. Só na capital paulista, o número de novos restaurantes subiu 78% de março a dezembro de 2020, na comparação com 2019", completa Felipe.

Sobre o setor de materiais de construção, o CEO da Telhanorte Juliano Ohta, falou sobre o desafio de se reerguer após ter ficado 15 dias fechados no início da pandemia, até ser considerado um serviço essencial. 

"A partir disso, buscamos oferecer soluções para garantir uma experiência de compra completa e segura, o que também nos ajudou a nos aproximar ainda mais dos clientes e a impulsionar os nossos resultados", conta Ohta.

Para Juliano, o setor de material de construção como um todo se beneficiou pelo movimento do “home centric”, em que as pessoas fazem tudo de casa. "Nosso e-commerce, por exemplo, triplicou de tamanho desde o início da pandemia. O crescimento do faturamento total da Telhanorte alcançou dois dígitos em 2020 comparado com 2019", relata o CEO.

As pessoas têm passado mais tempo dentro de casa por conta do isolamento social e com isso a atenção ao lar é cada vez maior. Juliano encontra nessa situação a oportunidade de crescimento. "Estamos apostando muito neste movimento e entendemos que o setor da construção como um todo tende a se beneficiar".

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Para falar sobre o mercado imobiliário, conversamos com Arthur Malcon, head de estratégia da imobiliária digital Quinto Andar.

Por já trabalhar no meio digital, que foi impulsionado pela pandemia, o Quinto Andar registrou uma recuperação mais forte do que o previsto. De acordo com Arthur, isso se explica por meio de dois fatores. "Desde o início da pandemia termos trabalhado em inovações que apoiassem nossos clientes mesmo nos momentos de maiores restrições à circulação e pelo nosso modelo de negócio, que assegura o recebimento do aluguel pelo proprietário mesmo quando o inquilino atrasa".

Questionado sobre o aumento de procura por imóveis em meio à crise de Covid-19, Malcon explica que a busca por maior economia e por mais espaço e conforto desencadeia esse fenômeno. Algumas pessoas, para reduzir seus gastos num cenário de renda menor, optaram por se mudar para imóveis mais baratos. Outro grupo, principalmente formado por quem passou a trabalhar de casa, buscou imóveis maiores e com mais infraestrutura de conforto.

Sobre as perspectivas para o futuro, as três empresas demonstraram otimismo.

"O iFood já nasceu digital e temos a oportunidade de transformar o serviço de delivery, por meio da tecnologia", diz Felipe Crull.

"Se nos adaptarmos e resolvermos os chamados “novos problemas”, o que inclui atender não apenas o cliente, mas a sociedade, meio-ambiente e acionistas que exigem uma visão mais holística de nós, vamos compreender que nosso papel é ir muito além de criar as condições para que a venda de itens ocorra. No final das contas, não nos entendemos mais apenas como varejistas, mas como solucionadores de problemas reais e complexos", conta Juliano Ohta.

Para Arthur Malcon, o Quinto Andar já é a maior imobiliária brasileira digital, então a ideia é seguir nessa linha e melhorar cada vez mais.

"Temos planos bastante ambiciosos para este ano. Estamos muito confiantes na nossa capacidade de cumpri-los, usando tecnologia, dados e inovação", finaliza o head de estratégia da plataforma.