Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Uma cadelinha nasceu com seis patas e dois rabos em Oklahoma, nos Estados Unidos, no dia 16 de fevereiro. Skipper, como foi nomeada, é considerada um milagre, porque de acordo com os veterinários, não há registros de outro cachorro com a mesma condição que tenha sobrevivido. 

Skipper tem um tipo de distúrbio congênito conjunto. A equipe do hospital veterinário publicou no Facebook que isso "significa simplesmente que ela tem 1 cabeça e cavidade torácica, mas 2 regiões pélvicas, 2 vias urinárias inferiores, 2 sistemas reprodutivos, 2 caudas e 6 patas. (...) É provável que ela tivesse um irmão gêmeo mas eles não se separaram no útero."

Segundo a equipe, os órgãos de Skippe parecem estar em ótima forma, ela é uma cadela muito forte, se alimenta bem e está crescendo adequadamente até agora. Além disso, todas as suas patas se movem e respondem aos estímulos. Os veterinários continuarão a pesquisar suas condições, monitorar seu desenvolvimento e ajudarão Skipper a se manter livre de dor e confortável para o resto da vida. A cadelinha está bem e na casa de seus tutores. 

Veja abaixo a postagem compartilhada pela equipe do Neel Veterinay Hospital:

"Este é um milagre chamado Skipper. Literalmente. Ela sobreviveu mais do que suspeitamos que qualquer outro canino (com apenas 4 dias de vida - pesquisas publicadas indicam que nenhum outro tenha nascido vivo) com sua combinação de doenças congênitas. 

Você pode notar que ela parece um pouco diferente - 6 pernas! Ela tem um tipo de distúrbio congênito conjunto chamado monocephalus dipygus e monocephalus rachipagus dibrachius tetrapus, o que significa simplesmente que ela tem 1 cabeça e cavidade torácica, mas 2 regiões pélvicas, 2 tratos urinários inferiores, 2 sistemas reprodutivos, 2 caudas e 6 pernas, entre outras coisas. 

É provável que ela tivesse um irmão gêmeo, mas eles não se separaram no útero. Ela também apresenta sinais de espinha bífida ao longo da coluna. Positivamente, seus órgãos parecem estar em ótima forma, ela está fazendo xixi e cocô e é muito forte! Ela amamenta bem e está crescendo adequadamente até agora. 

Todas as suas pernas se movem e respondem aos estímulos como um cachorrinho comum. É possível que ela precise de fisioterapia e ajuda com mobilidade conforme envelhece. Continuaremos a pesquisar suas condições, monitorar seu desenvolvimento durante as novas verificações e ajudaremos Skipper a se manter livre de dor e confortável para o resto da vida. Ela está bem em casa agora."

This is a miracle named Skipper. Literally. She has survived longer than we suspect any other canine has (at just 4 days...

Publicado por Neel Veterinary Hospital em Domingo, 21 de fevereiro de 2021