Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Nesta sexta-feira (26), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um novo calendário de retomada da prova de vida de aposentados e pensionistas, que estava suspensa desde março do ano passado devido à pandemia.

Os segurados que têm competência de vencimento da comprovação de vida entre março de 2020 e abril de 2021 deverão realizar a prova de vida já em maio. Já quem tem competência em maio e junho deverá fazer o procedimento em junho, e assim sucessivamente.

O cronograma foi publicado em portaria no Diário Oficial da União (DOU), que assegura que os aposentados e pensionistas que não fizeram prova de vida entre março de 2020 e abril de 2021 não terão seus benefícios bloqueados.

Veja o novo calendário a seguir:

                                                                                                                                                             Reprodução

A prova de vida é uma medida obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, para evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Leia também: DF terá Lockdown das 20h às 5h a partir de segunda-feira (1)

Como funciona

Por conta da pandemia de Covid-19, respeitando todas as medidas de prevenção, a prova de vida pode ser realizada de forma digital, através do aplicativo Meu INSS ou do site do instituto. Todos os documentos requisitados devem ser anexados e enviados eletronicamente.