Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite decretou que, a partir deste sábado (27), todas as regiões do estado devem seguir os protocolos de bandeira preta, pelo menos até dia 7 de março. Ele ainda suspendeu, temporariamente, o sistema de cogestão regional, o que obrigará os municípios a adotarem protocolos mais rígidos.

As medidas foram anunciadas na quinta-feira (25) diante do crescimento de contágios da Covid-19 e do pico de internações nos hospitais. A suspensão geral de atividades das 20h às 5h, em todo o Estado, determinada na segunda (22), também será mantida pelo menos até as 5h do dia 2 de março.

Veja as principais mudanças:

- Educação

    Segundo o decreto, a bandeira preta permite o ensino presencial em escolas de ensino infantil e em turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental. O restante dos anos escolares, assim como o ensino superior, só podem funcionar de forma remota. A exceção é o atendimento individualizado e sob agendamento para atividades práticas essenciais para conclusão de curso.

    - Serviço público

      Apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente.

      - Serviços essenciais

        Serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial.

        - Restaurantes, lancherias e bares

          Nos serviços em geral, restaurantes (a la carte ou com prato feito) podem funcionar apenas com delivery, retirada e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares.

          - Salões de cabeleireiro e barbeiro

            Salões de cabeleireiro, barbeiro e serviços domésticos permanecem fechados.

            - Comércio

              Comércios atacadista e varejista de itens essenciais, seja na rua ou em centros comerciais e shoppings, podem funcionar de forma presencial, mas com restrições. Equipes de no máximo 25% dos trabalhadores são permitidas. O comércio de veículos, o comércio atacadista e varejista não essenciais, tanto de rua como em centros comerciais e shoppings, ficam fechados.

              - Cursos

                Dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente.

                - Lazer

                  Parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas são proibidos. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer.

                  - Academias

                    Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados.

                    Leia também: Governo de Santa Catarina decreta fechamento de serviços não essenciais

                    - Condomínios

                      Todas as áreas comuns de lazer dos condomínios devem permanecer fechadas, incluindo academias.

                      - Locais públicos abertos

                        Parques, praças, faixa de areia e mar devem ser utilizados somente para circulação, respeitando o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibida a permanência nesses locais.

                        - Eventos religiosos

                          Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.

                           - Bancos e lotéricas

                            Podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários.

                            - Transporte coletivo

                              No transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas.

                              - Construção civil

                                Serviços de construção e obras de infraestrutura podem funcionar com teto de 75% de funcionários.