Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instituto Butantan
Reprodução/Instituto Butantan

Neste domingo (28), Serrana, localizado do interior de São Paulo, encerrou a segunda etapa da vacinação em massa da população. A cidade faz parte do estudo inédito do Instituto Butantan para a eficácia da vacinação em massa. Foram 11.985 doses aplicadas da CoronaVac em voluntários das regiões verde e parte da amarela. Ao todo, 41,9% do público alvo recebeu o imunizante.

A segunda etapa da vacinação começou na última quarta-feira (24). Foram 5.258 pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac entre o dia 24 e 27 de fevereiro, representando 78,24% do público alvo dessa etapa. Os dados de hoje serão divulgados na próxima segunda-feira (1º).

Leia também: Instituto Butantan entrega mais 600 mil doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

O estudo do Butantan tem como metodologia vacinar moradores de Serrana maiores de 18 anos, com excessão de grávidas, lactantes e pessoas com doenças graves.

A primeira etapa, que foram as pessoas do grupo verde, aconteceu entre 17 a 21 de fevereiro. Os outros dois grupos restantes, cinza e azul, receberão a primeira dose até 14 de março.

A segunda dose começará a ser aplicada entre o 21º e o 30º dia após a primeira.

Como funciona a vacinação em Serrana

Serrana foi dividida em quatro regiões de vacinação, verde, amarela, cinza e azul. A primeira foi a região verde e teve 92% das pessoas imunizadas. Segundo a administração municipal, quem perder o prazo destinado à região em que mora deve ser vacinado somente pelo cronograma do Plano Nacional de Imunização.

Foi preparado um calendário de vacinação para deixar o estudo bastante organizado:

  • 1ª região (verde): de 17 a 21 de fevereiro;
  • 2ª região (amarelo): de 24 a 28 de fevereiro;
  • 3ª região (cinza): de 3 a 7 de março;
  • 4ª região (azul): de 10 a 14 de março.

Além de tentar descobrir a eficiência da Coronavac em frear a transmissão da Covid-19, o Butantan buscam o tempo que Serrana vai demorar para atingir a imunidade de rebanho.

A cidade foi escolhida por ser de baixo número populacional e por estar próxima a Ribeirão Preto (SP), referência nacional em saúde, e de ter apresentado dados preocupantes de transmissão do novo coronavírus.