Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Em 2018, enquanto 30,4% dos homicídios de mulheres ocorreram nos domicílios, para os homens a proporção foi de 11,2%, segundo a pesquisa "Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil", divulgada nesta quinta-feira (4), pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). 

De acordo com o estudo, "entre as mulheres, as pretas ou pardas tinham maiores taxas de homicídio que as mulheres brancas, tanto no domicílio, quanto fora dele. No domicílio, a taxa para as mulheres pretas ou pardas era 34,8% maior que para as mulheres brancas; fora do domicílio era 121,7% maior."

O Brasil possui a lei de violência doméstica e familiar contra a mulher, conhecida como Lei Maria da Penha. Dentre as medidas previstas para o atendimento às mulheres em situação de violência, a Lei determina a criação de delegacias especializadas, casas-abrigos para mulheres em situação de violência doméstica e familiar e entre outros serviços de atendimento às vítimas.

Leia também: Mulheres dedicam quase o dobro do tempo em cuidados ou afazeres domésticos, segundo IBGE

Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais e Estaduais (Munic), feita pelo IBGE, "em 2018, 2,7% dos municípios brasileiros possuíam casa-abrigo de gestão municipal, 20,9% tinham serviços especializados de enfretamento à violência contra mulheres e 9,7% ofereciam serviços especializados de atendimento à violência sexual. Em 2019, 7,5% dos municípios contavam com delegacias especializadas, patamar que não aumentou em relação aos levantamentos realizados sobre o equipamento desde 2012."

Veja o gráfico e a tabela divulgados pelo IBGE:


*A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes e também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.
A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, em todo o território nacional.