Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A figura do ex-presidente Lula no contexto político do Brasil foi um dos assuntos do Linhas Cruzadas desta quinta, com o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama.

O petista está entre os exemplos citados por Pondé como figuras "maquiavelianas", isto é, que carregam características relativas ao pensamento de Maquiavel: "O Lula consegue - conseguia, agora está um tanto fora do jogo de certa forma -, manipular emoções, costurar acordos entre elite e classes sociais mais vulneráveis, inclusive no plano das expectativas. Ele conseguiu superar o medo que muita gente tinha em relação a ele, conseguiu fazer uma política que fez com que muita gente o veja até hoje como uma espécie de salvador da pátria. Ele consegue agradar gregos e troianos", afirma. 

"Então, ele é uma figura de razoável sucesso maquiaveliano. Não assumindo que ele seja um santo, porque ninguém o é. Não só ele", conclui.

Assista ao trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, o Linhas Cruzadas é parte da nova faixa de jornalismo da Cultura, que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h, na TV Cultura, site da emissora e YouTube.