Notícias

Google anuncia novidades no serviço do Maps

As atualizações trazem previsão do tempo, modo de direção com assistente de voz, rotas que gastam menos combustível e mais


30/03/2021 13h31

O Google anunciou nesta terça-feira (30) novidades que o Maps, serviço de mapas da empresa, deve ganhar até o final do ano.

São atualizações como previsão do tempo integrada, modo de direção com assistente de voz, rotas que gastam menos combustível e realidade aumentada para mostrar direções em ambientes internos como shoppings, estações e aeroportos.

Previsão do tempo

Agora os mapas do Google mostram a previsão do tempo e a qualidade do ar. Assim, ao colocar o endereço desejado, a pessoa poderá ver como estará o clima nas próximas horas na região e "a nova camada de qualidade do ar mostra como o ar é saudável (ou insalubre) - informações que são especialmente úteis se você tem alergias ou está em uma área com fumaça ou risco de incêndio", afirma a empresa em nota.

Segundo o Google, essa atualização do tempo chegará globalmente nos próximos meses, já a camada de qualidade do ar será lançada primeiro na Austrália, Índia e EUA.



Rotas sustentáveis

Os mapas mostrarão rotas mais sustentáveis, que otimizam o consumo de combustível com base em fatores como inclinação da estrada e congestionamento de tráfego.

O Google Maps também trabalha em alertas para ajudar os motoristas a entender quando estão navegando por zonas de baixa emissão - áreas que restringem veículos poluentes, como acontece em Amsterdã e Jacarta. O usuário saberá rapidamente se seu veículo é permitido na área. Essa atualização será lançada em junho na Alemanha, Holanda, França, Espanha e Reino Unido.

Leia também: Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica pedem demissão

Facilidade em uma única tela

O Google Maps mostra rotas e estimativa de tempo de chegada para diferentes modais como carro, transporte público ou bicicleta. Nos próximos meses, a tela de rotas vai ser reformulada para exibir todos os modais em lista e em uma única tela.

A companhia afirma que vai mostrar as opções de acordo com os modos preferidos de cada usuário e priorizar modais que sejam populares em determinadas cidades para aparecerem no topo.

Assistente integrada

O assistente virtual do Google será integrado ao Maps em 13 novos países, incluindo o Brasil, nos próximos meses. O recurso permite fazer e receber ligações, mandar mensagens e dar play em músicas a partir de comandos de voz, sem sair da tela de navegação. 

Direções em ambientes fechados

O Google Maps já possui um recurso de realidade aumentada que mostra as direções através da câmera do celular. A opção funciona em cidades em que o Street View está disponível. A novidade é que a empresa planeja oferecer esse recurso em alguns ambientes fechados, como shoppings e aeroportos.

Chamada "Live View", a novidade está disponível somente em alguns estabelecimentos dos EUA. Nos próximos meses deverá chegar a cidades como Zurique, na Suíça, e Tóquio, no Japão.

"Se você estiver pegando um avião ou trem, o Live View pode ajudá-lo a encontrar o elevador e escadas rolantes mais próximos, seu portão, plataforma, retirada de bagagem, balcões de check-in, bilheteria, banheiros, caixas eletrônicos e muito mais. As setas e as instruções que as acompanham indicarão o caminho certo", comenta a empresa.

Delivery ou retirada

Estabelecimentos comerciais vão poder incluir no Google Maps detalhes sobre o funcionamento como horários de delivery, taxas e pedidos mínimos. Por enquanto, a opção só está disponível nos Estados Unidos e não há previsão de chegada a outros países.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças