Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Arquivo/TV Cultura
Arquivo/TV Cultura

O dramaturgo, roteirista e um dos criadores da TV Cultura, Cláudio Petraglia morreu na última quarta-feira (31), aos 90 anos de idade, por complicações da Covid-19. Ele chegou a receber a primeira dose da vacina, mas não conseguiu ficar totalmente imunizado.

Cláudio ajudou a criar a TV Cultura, em 1969. Cresceu profissionalmente na antiga TV Paulista e depois mergulhou no mundo da arte.

Ele compôs as canções do espetáculo "Missa Leiga", de Chico de Assis e Ademar Guerra, alvo dos militares e da direita católica. Por esse motivo, foi demitido da TV Cultura, em 1972. Apesar de afastado, nunca conseguiu se separar da emissora.

Leia Também: Ator João Acaiabe, conhecido pelo personagem Tio Barnabé, morre de Covid-19 em São Paulo

O dramaturgo idealizou um grande legado na educação, na cultura e na formação da cidadania. A série infantil “Vila Sesámo” é uma dessas heranças que ele produziu. A produtora do programa, nos Estados Unidos, afirmava que o roteirista não conseguiria desenvolver a série no Brasil, mas ele conseguiu realizar o projeto.

Assista a matéria do Jornal da Tarde sobre Cláudio Petráglia que foi ao ar esta quinta (1).