Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Governo SP
Reprodução/Flickr Governo SP

Segundo estudo divulgado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) na última quarta-feira (7), a vacina CoronaVac contra o coronavírus, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech, tem 73,8% de eficiência contra casos sintomáticos da doença, em comparação com a população não vacinada. A análise contou com mais de 20 mil funcionários do Hospital das Clínicas.

A pesquisa comprovou que a taxa de eficiência do imunizante contra o coronavírus é de 50,7% duas semanas após a aplicação da segunda dose e de 73,8% a partir da quinta semana após os profissionais terem sido imunizados.

Leia também: CoronaVac é eficaz contra variante brasileira do novo coronavírus, aponta estudo

Para chegar neste resultado, foi comparado os casos de funcionários sintomáticos do HC com casos da população paulistana, todos contraíram a doença no mesmo período estipulado. 

Com isso, o estudo mostrou que antes da imunização dos funcionários, os casos de Covid-19 eram similares aos casos da doença nos moradores da capital paulista. Após os servidores tomarem as duas doses do imunizante, os funcionários do HC tiveram 50,7% menos casos confirmados do que a taxa média de novos casos na capital. Além disso, cinco semanas depois da vacinação completa, essa porcentagem aumentou para 73,8%.

O estudo feito entre os profissionais avaliou também a ocorrência de variantes do coronavírus. Dentre 142 amostras analisadas aleatoriamente, 67 foram identificadas como variantes, das quais 57 do Amazonas (P1), 5 do Reino Unido (B.1.1.7) e outras 5 que não puderam ser identificadas pelos métodos utilizados no estudo.