Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA (EM CASA)

“O PARAÍSO E A SERPENTE” – Estreia recente na plataforma de streaming Netflix, a série acompanha o caso de um golpista e serial killer francês, Charles Sobhraj, que ao lado da namorada se passa por um negociante de pedras preciosas na Tailândia, Nepal e Índia nos anos 70. Ele comete diversos crimes no Sudeste Asiático, atacando viajantes ocidentais hippies. A dupla começa a ser caçada por Herman, um diplomata holandês que trabalha em Bangkok. A história é baseada em fatos reais.

“O MAIOR ROUBO DE ARTE DE TODOS OS TEMPOS” – Acaba de chegar à Netflix a minissérie que explica as investigações em torno do roubo de obras lendárias de Rembrandt, Degas e Vermeer, que foram levadas do Museu Isabella Stewart Gardner em Boston em 1990, no dia de São Patrício. A produção acompanha, em quatro episódios, como foi a investigação do crime, que até hoje não foi resolvido pela polícia.

SET BREAK FESTIVAL – Que tal assistir a um festival com artistas do calibre de Alanis Morissette, Leon Bridges, Dawes, Black Pumas, Sara Bareilles, Bob Weir & Wolf Bros, Ben Folds, Oteil Burbridge, Los Lobos, entre outros? O evento, realizado de forma virtual, terá transmissão gratuita pela plataforma Twitch, e visa arrecadar recursos para ajudar no bem estar e saúde mental dos profissionais da indústria da música. As apresentações acontecem neste sábado, a partir das 17h.

FESTIVAL AFROMUSIC – Em seu segundo ano, o festival traz shows de artistas e bandas pretas que estão alavancando a nova cena independente. A programação conta também com entrevistas, no intuito de gerar reflexão sobre temas ligados a música e sociedade. As atrações foram gravadas no Teatro de Contêiner, no centro de São Paulo, e vão ao ar nos dias 09, 10 e 11 de abril, sempre a partir das 19h, no canal de YouTube Universo Afromusic.

“LAST CHANCE U: BASQUETE” – A série “Last Chance U” surgiu em 2016 e tornou-se um sucesso instantâneo ao mostrar o sucesso do treinador Buddy Stephens em recuperar jogadores de futebol americano dispensados por universidades de elite nos EUA e montar um time dominante para a EMCC na liga das faculdades comunitárias, uma espécie de segunda divisão dos esportes universitários nos EUA. Desde a estreia, já são 5 temporadas com equipes do futebol jogado com a bola oval e diversas histórias de sucessos (alguns se recuperaram a ponto de chegar à NFL, liga profissional do esporte) e fracassos (que vão de desistências a vidas arruinadas pelo crime). Em 2021, a franquia ganhou sua primeira série de episódios em que o basquete é o foco. A história repete o modelo das primeiras temporadas: um técnico que chama atenção por recuperar atletas renegados pelas principais escolas e que monta um time que se destaca entre as faculdades comunitárias. Para acompanhar como o técnico John Mosley transforma as vidas e as carreiras de jovens jogadores desacreditados, vá à Netflix.

“5X COMÉDIA” – A série do Prime Video mostra como a pandemia afetou o cotidiano das pessoas. Em um dos episódios, a atriz Martha Nowill interpreta uma grávida que é demitida pelo Zoom. Como o marido músico também está sem trabalho fixo, ela passa a cobrar por sexo virtual para pagar as contas da casa. Em outro, Gregório Duviver vive um marido que se isola da própria família dentro de casa.

“CAMINHA COMIGO” – Para quem está se voltando a práticas como a meditação durante o isolamento social imposto pela pandemia, uma boa dica é assistir ao documentário sobre uma comunidade budista zen, a Plum Village, na França, que é voltada para a prática da arte da atenção ao presente. Os monges são liderados pelo mestre Thich Nhat Hanh, considerado o pai do mindfulness, que nasceu no Vietnã e se tornou um pacifista e ativista dos direitos humanos. O filme pode ser alugado no YouTube.

“É TUDO VERDADE” – Começou a 26ª edição do festival de documentários que, pelo segundo ano consecutivo, acontece exclusivamente pela internet, com a exibição de 69 produções brasileiras e estrangeiras. Um dos destaques é a animação Fuga, que foi eleito o melhor documentário no Festival de Sundance e que narra a história real de um homem que parte do Afeganistão, fugindo dos talebans, até a Dinamarca. Outro documentário interessante é Alvorada, que mostra o dia a dia da ex-presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment. Confira a programação completa.

LEIA (EM CASA)

GOODBYE, BRASIL – Morreu de câncer, na semana passada, aos 72 anos, um dos mais brilhantes analistas da alma brasileira. Durante mais de duas décadas, o psicanalista italiano Contardo Calligaris escreveu semanalmente na Folha de S.Paulo sobre a psique nacional, interpretando atitudes e reações dos brasileiros aos eventos políticos e sociais do período. Em sua obra mais famosa, “Hello, Brasil!” (publicada em 2000), Contardo trata o país como um de seus pacientes, identificando traços de personalidade, traumas e obsessões. Um livro atual, 21 anos depois.

FAÇA (DE CASA)

É BOM DE DESENHO? – A obra Busto de Homem (o atleta), de Pablo Picasso, é a escolha do mês de abril do Desafio Masp Desenhos em Casa. Adultos e crianças podem participar: basta fazer a própria versão da obra e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a hashtag #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo (11). Os selecionados, que serão anunciados na segunda (dia 12), receberão um passe Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano. Faça aqui o download da imagem.