Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

O que é o Ramadã?

O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico, quando partes dos versos do Corão foram revelados ao profeta Maomé nesse período. A religião trata o Ramadã como o mês mais sagrado.

Durante 30 dias, os muçulmanos praticam o ritual de jejum do nascer ao pôr do sol. Eles acreditam que o sacrifício reforça a proximidade com Deus e fortalece o espírito. Também durante o período, ocorre intensidade na leitura do Corão.

Essas duas práticas estão entre os cinco pilares do Islã, sendo o ritual de jejum o quarto. Os outros envolvem o reconhecimento de que Alá é a única divindade existente, as cinco orações diárias, a caridade e a peregrinação quando possível a Meca, cidade sagrada na Árabia Saudita.

Veja imagens: Webstory: O que é o Ramadã?

O Ramadã é um ritual obrigatório para os muçulmanos que atingem a puberdade. É, acima de tudo, um momento de extrema importância na vida dos jovens. A autorização dos pais para praticar o jejum é o símbolo da passagem da juventude para a vida adulta.

Porém, a prática não é obrigatória quando a pessoa tem uma doença sem cura, é muito idosa, está menstruada, lactante, grávida ou está passando por alguma enfermidade que a impeça de jejuar.

O que as figurinhas do Instagram representam?

As ilustrações são de autoria da artista Hala AlAbbasi, do Bahrein. De acordo com a sua publicação, sua intenção era que as figurinhas trouxessem alegria e felicidade, para sentir as vibrações e serem felizes e também para usá-las durante a rotina diária no Ramadã.

Os símbolos e o que cada figurinha representa:


Lua crescente e estrela: Pode representar as noites do período de jejum, quando as refeições em família ocorrem.

Mesquita: Representa o templo onde os muçulmanos fazem orações e encontros religiosos.

Prato com tâmaras e chá: A fruta costuma ser consumida nos horários possíveis do Ramadã para evitar a queda nos níveis de glicose durante o jejum prolongado, já que possuem muita fibra em sua composição.