Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/NASA
Divulgação/NASA

O helicóptero Ingenuity da Nasa fez seu primeio voo em Marte, nesta segunda-feira (19). Esse foi o primeiro voo controlado e motorizado em outro planeta. O equipamento usou sua câmera de navegação durante o voo. Veja as imagens divulgadas pela Nasa:

"Aconteceu. Hoje nosso #MarsHelicopter provou que o vôo controlado e motorizado da superfície de outro planeta é possível. É preciso um pouco de criatividade, perseverança e espírito para tornar essa oportunidade uma realidade."

A foto mostra o helicóptero capturando sua própria sombra, enquanto pairava sobre a superfície marciana. 

O robô Perseverence, que também está em Marte, capturou imagens do helicóptero. Veja abaixo: 

O voo do Ingenuity havia sido marcado para ocorrer no dia 9 de abril, mas foi adiado após a equipe da Nasa identificar falhas no software de controle do equipamento.  

O objetivo do voo é abrir caminho para novas formas de explorar o planeta vermelho. Em fevereiro, o Ingenuity chegou em Marte junto ao robô Perseverance, sete meses após saírem dos Estados Unidos. No começo de abril, o helicóptero começou a ser abastecido pelo sol no planeta.