Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Aílton Krenak foi convidado do programa Roda Viva desta segunda-feira (19), quando é celebrado o dia do índio. Ao responder o artista visual Denilson Baniwa sobre a ideia de administração da vida pública de um país, o líder indígena disse que "o presente é ancestral".

"Cada um veste uma camisa. Os atuais vestem descaradamente a bandeira do Brasil e nesse caso nem os povos indígenas nem outras minorias sequer figuram junto com os emblemas deles", disse. 

Krenak ainda afirmou que os líderes atuais possuem uma monocultura, que para eles, "esse país não é constituído de pluralidades, é constituído de intenções".

Para o líder indígena, o "homem eleito para representar o interesse do povo brasileiro" não deveria vestir "camisa nenhuma", por isso a luta pela ideia do presente ser ancestral, "precisa voltar a ser constituída". 

Confira trecho completo:

Participaram da bancada de entrevistadores Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura; Renata Machado Tupinambá, jornalista, roteirista, poeta, curadora, produtora e co-fundadora da rádio indígena Yandê; Denilson Baniwa, artista visual, comunicador e articulador indígena; Sidarta Ribeiro, fundador e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e José Miguel Wisnik, ensaísta, músico e professor.

 Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, naTV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.