Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Ao ser questionado pelo diretor de jornalismo da TV Cultura, Leão Serva sobre o a venda de produtos indígenas para comercialização mundial, o líder indígena Ailton Krenak diz não se importar com marcas e patentes multinacionais. 

Produtos, principalmente medicinais, possuem compostos de plantas e animais brasileiros, vindos da medicina e conhecimentos indígenas, como veneno de sapo, de cobra, entre outros. 

Segundo Krenak, "podem vender o que quiserem, um refrigerante com nome de ayahuasca, um alucinógeno... Mas o que eles não vão saber é o que um pajé faz quando conversa com essa planta. Então vão comprar um bilhete para ir a lugar nenhum". 

Confira o trecho completo:

Participaram da bancada de entrevistadores Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura; Renata Machado Tupinambá, jornalista, roteirista, poeta, curadora, produtora e co-fundadora da rádio indígena Yandê; Denilson Baniwa, artista visual, comunicador e articulador indígena; Sidarta Ribeiro, fundador e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e José Miguel Wisnik, ensaísta, músico e professor.

Assista ao programa na íntegra: