Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Nesta quarta-feira (21), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação para avaliar se a polícia de Mineápolis, onde o ex-segurança George Floyd foi morto, usa força excessiva com frequência. As informações são do jornal The New York Times.

O anúncio foi feito pelo procurador-geral do país, Merrick Garland, um dia após o ex-policial Derek Chauvin ser condenado pelo assassinato de Floyd, no estado de Minnesota, em maio de 2020.

De acordo com o procurador-geral, "o Departamento de Justiça abriu uma investigação civil para determinar se o Departamento de Polícia de Minneapolis se envolve em um padrão ou prática de policiamento inconstitucional ou ilegal”.

“A maioria dos policiais de nosso país desempenha seus trabalhos difíceis de maneira honrada e legal”, disse Garland. “Eu acredito fortemente que bons oficiais não querem trabalhar em sistemas que permitem práticas ruins".

Leia também: Samantha Power é a entrevistada do Roda Viva da próxima segunda-feira (26)

A investigação vai apurar se a polícia de Mineápolis tem um padrão de uso de força excessiva, inclusive em protestos; se envolve conduta discriminatória; e se o tratamento de pessoas com deficiências de saúde comportamentais é ilegal.

Ela também vai analisar o treinamento, a supervisão, as investigações sobre uso da força do departamento e se os sistemas atuais de responsabilização da polícia são eficazes para garantir que os policiais ajam legalmente.