Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (21), uma orientação para que gestantes, puérperas e lactantes se vacinem contra a Covid-19 caso pertençam a um dos grupos prioritários, especialmente se tiverem alguma comodidade. A recomendação está baseada em estudos nacionais e internacionais que avaliaram os riscos e os benefícios de imunizar mulheres nessas condições.

Porém, a pasta pediu cautela na hora da vacinação. Casos de gestantes sem doenças pré-existentes do público-alvo da campanha de vacinação, a recomendação é que seja realizada uma avaliação cautelosa junto ao médico, principalmente se a mulher exercer alguma atividade que a deixe mais exposta à doença.

Outro destaque na orientação foi em relação as lactantes. Aquelas que forem vacinadas contra a Covid-19 poderão continuar amamentando. Segundo pesquisa, não há evidências de riscos para a saúde do bebê.

Apesar da orientação, o ministério orienta que esse público-alvo procure os serviços de saúde somente quando chegar a fase de vacinação do grupo prioritário no qual estão inseridas.

Cuidado especial com gestantes e puérperas

Em entrevista ao Jornal da Tarde da Cultura da última terça-feira (20), a Dra. Rossana Franciso, coordenadora da divisão de obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, falou sobre os riscos das gestantes durante essa pandemia.

Leia também: Pandemia aumenta número de crianças e adolescentes órfãos

Em 2021, a taxa semanal de morte de gestantes teve aumento de 145% em relação ao ano passado. Para a coordenadora, gestante é um grupo de risco e precisam de atenção redobrada durante a pandemia.

A recomendação que Rossana destaca é mudar as comemorações da gravidez para o plano virtual, como os chás de bebê de revelação.