Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O organismo precisa de tempo para fabricar os anticorpos após a vacinação, estima-se que o potencial completo do imunizante seja atingido em cerca de duas semanas após a aplicação.

Após receber as duas doses da vacina é importante manter medidas essenciais para a proteção do corpo contra o vírus, entre elas, estão:

Distanciamento social

É essencial se manter afastado(a) pelo menos um metro e meio de outras pessoas, evitar multidões e aglomerações e espaços mal ventilados.

Consumo de bebida alcoólica

O consumo moderado de bebidas alcoólicas não interfere na resposta gerada pela vacina. Mas, a ingestão excessiva ou o uso crônico dessas substâncias pode ter um efeito imunodepressor, ou seja, pode reduzir a capacidade de defesa do organismo, deixando a pessoa mais vulnerável a contrair infecções.

Aplicação de outra vacina

A recomendação atual é a de que seja respeitado um intervalo de no mínimo 14 dias (antes e depois) entre a administração da vacina contra a Covid-19 e outras vacinas. Se, por engano, isso acontecer, a Secretaria de Saúde do município deve ser notificada.

Leia também: Webstory: Cuidados após tomar a vacina contra a Covid-19

Uso de máscara

Atualmente, existem muitos tipos de máscaras, mas nem todas são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, é necessário ficar atento as suas características de uso, limpeza e proteção.

Higienize-as da maneira correta, caso seja o caso ou realize rodízio de uso entre elas, como é o caso da PFF2. Não esqueça de cobrir corretamente o nariz e a boca.

Higiene das mãos

A higiene das mãos deve ser frequente e realizada com sabonete líquido e água ou álcool em gel a 70%. Esta é uma das ações mais eficazes para combater a transmissão de doenças, inclusive nos serviços de saúde. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção das infecções.

Sintomas

A pessoa vacinada pode apresentar alguns eventos adversos, que são normais diante do processo de construção da imunidade. Essas ocorrências podem afetar a capacidade de realizar as atividades diárias, mas costumam desaparecer em alguns dias. Os mais esperados são: Dor e inchaço no local da injeção, fadiga, febre, mialgia, diarreia, náusea e dor de cabeça.