Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Cientistas de cinco universidades dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, enviaram uma carta à revista científica The Lancet em que listam dez motivos científicos que apontam a transmissão do coronavírus pelo ar.

A possibilidade de o vírus ser ou não disseminado pelo ar é uma das principais controvérsias da pandemia. Mas o grupo de cientistas explicou quais evidências comprovam a tese.

Leia também: Saiba o que acontece ao tomar doses diferentes de vacinas contra Covid-19

Entre elas, estão o que eles chamam de eventos super espalhadores, que nada mais é de que uma aglomeração de pessoas falando ou comendo por um determinado tempo. A alta incidência de transmissão nesses eventos sugere o domínio da transmissão por aerosol, partículas muito pequenas que ficam em suspensão no ar depois de serem expelidas por alguém contaminado.

A transmissão pelo ar fora do mesmo ambiente também pode acontecer quando o local não é bem ventilado. As partículas de aerosol ficam suspensas e uma pessoa que chega ao ambiente pode se contaminar.

Outros locais de alta contaminação pelo ar são os hospitais. Mesmo aqueles onde o uso de Equipamento de Proteção Individual é rigoroso houve contaminação porque, segundo os cientistas, esses EPI´s são projetados para proteger contra a exposição à gotículas, mas não a aerossóis suspensos no ambiente. 

Os ambientes fechados são mais propensos a reter o vírus por mais tempo no ar. Segundo pesquisas, o coronavírus permaneceu infeccioso no ar por até três horas.

O grupo de cientistas também indicou que a transmissão de assintomáticos é grande e responsável por pelo menos um terço de toda a transmissão global.

Confira lista divulgada:

1. Eventos 'superespalhadores' do vírus

2. Transmissão fora do mesmo ambiente (caso na Nova Zelândia)

3. Transmissão por assintomáticos

4. Transmissão é maior em ambientes internos

5. Transmissão em hospitais

6. Vírus viável já foi encontrado no ar

7. Vírus em filtros de ar e dutos

8. Estudos com animais em gaiolas

9. Não há evidências consistentes do contrário

10. Provas de outras formas dominantes de contágio são limitadas