Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou à Justiça, nesta segunda-feira (26), Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, e mais outras 17 pessoas por um suposto envolvimento num esquema de corrupção durante o combate a pandemia da Covid-19 no estado.

Segundo a denúncia, esse envolvimento teria causado um prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres públicos. A suspeita principal é de desvio de dinheiro para a compra de respiradores.

Agora, o caso será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que fica em Brasília. Se for aceito, todos os citados se tornam réus pelos crimes apontados pela PGR.

“Uma verdadeira organização criminosa que tinha por propósito a prática de crimes contra a Administração Pública, especialmente a partir do direcionamento de contratações de insumos para enfrentamento da pandemia, sendo certo que, em pelo menos uma aquisição, o intento se concretizou”, afirmou Lindôra Araújo, subprocuradora-geral da República, no documento com a denúncia.

Além do governador, também foram denunciados Carlos Almeida (PTB), vice-governador do Amazonas, Flávio Antony Filho, secretário chefe da Casa Civil do estado e Rodrigo Tobias, ex-secretário da Saúde do estado.

A PGR enquadrou todos os acusados no crime de organização criminosa voltada à prática de crimes diversos, sobretudo dispensa indevida de licitação, fraude à licitação e peculato.

Leia também: Bolsonaro diz não se preocupar com CPI da Covid-19 e volta a ameaçar governadores

Vale lembrar que Manaus sofreu um colapso em seu sistema de saúde no mês de janeiro devido aos hospitais lotados e falta de oxigênio para pacientes em estado grave. Diversas pessoas precisaram ser transferidas para outros estados para ter um tratamento médico adequado.