Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

O Banco Central colocou em consulta pública nesta segunda-feira (dia 10) dois novos serviços relacionados ao sistema de transferências Pix: o Pix Saque e o Pix Troco, modalidades de saque gratuitos que devem estar disponíveis a partir do segundo semestre.

De acordo com o BC, ambos possibilitarão a retirada de recursos em espécie. “A diferença entre os dois é que o Pix Saque é uma transação exclusivamente para saque, enquanto o Pix Troco está associado a uma compra ou prestação de serviço”, afirmou a autoridade monetária em nota.

Pela proposta, os usuários terão quatro saques gratuitos por mês, seja utilizando Pix Saque ou Pix Troco. “A partir da quinta transação, as instituições financeiras ou de pagamentos detentoras da conta do sacador poderão cobrar uma tarifa pela transação. Os sacadores não poderão ser cobrados diretamente pelos agentes de saque”, afirmou o BC em nota.

Haverá um limite do valor máximo que o usuário poderá sacar por dia, de R$ 500. “Respeitado esse limite máximo, as instituições participantes do Pix e os agentes de saque definirão em contrato bilateral as condições para a prestação do serviço”, declarou a autoridade monetária.

Mais competição

A ideia é que essas inovações tragam mais conveniência aos consumidores e aumentem a competição na hora de se precificar os serviços de saques, melhorando as condições para os bancos digitais e demais instituições que não possuem rede própria de caixas eletrônicos.

“Todas essas regras estão sendo submetidas a contribuições da sociedade e serão aperfeiçoadas após o processamento das sugestões recebidas. A previsão é que o Pix Saque e o Pix Troco possam ser usados pelos consumidores no segundo semestre deste ano”, afirmou o BC.

Ainda segundo o Banco Central, a experiência do usuário será idêntica a de um pagamento via Pix: fará a leitura de um QR Code, autenticará o pagamento e comandará a transferência. “A diferença é que, ao invés de receber um produto ou serviço em contrapartida, receberá o correspondente valor em dinheiro em espécie. Todas as pessoas que tiverem conta em uma das instituições participantes do Pix poderão utilizar os serviços”, disse o BC.