Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Além da desigualdade social, o novo coronavírus escancarou outro grave problema do Brasil, a epidemia de obesidade. Segundo estudos recentes, o excesso de peso é fator de risco para o agravamento da Covid-19ineficácia de vacinas

De acordo com dados publicados na revista científica Lancet, jovens entre 20 e 39 anos, obesos ou com sobrepeso, tem mais risco de ter agravamento do quadro da Covid-19 do que idosos.

"o obeso produz menos anticorpos, células de defesa e menos substâncias anti-inflamatórias que a população em geral. Então qual será o impacto da vacina na produção de anticorpos nessas pessoas? Não sabemos ainda, mas estamos preocupados de que esta relação deve existir”, diz o infectologista Marcos Cyrillo.

Leia Também: Covid-19: Crianças têm baixa taxa de transmissão para adultos, diz estudo

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, sete em cada dez pessoas, estão acima do peso. Os resultados são visíveis no número de internações. No Rio de Janeiro, por exemplo, as internações de pacientes obesos aumentaram 22% nos últimos dois meses. As mortes também aumentaram 28%.

Ainda segundo Cyrillo, o excesso de peso prejudica as ações respiratórias. “Esse vírus causa muita inflamação, muita dificuldade no transporte de oxigênio. Então, o obeso tem esses problemas agravados, menos condições respiratórias, menos condições de expandir o seu pulmão. Ele tem mais gordura entre os tecidos com circulação. Isso ocasiona mais inflamação, mais trombos e mais dificuldade respiratória nos obesos”, completa.

Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar nesta terça-feira (11) no Jornal da Tarde.