Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Funarte
Reprodução/Funarte

O Doodle (temas diários incorporados à página inicial do Google) desta quarta-feira (12) homenageia a atriz brasileira Ruth de Souza em seu centenário. Ruth nasceu no Rio de Janeiro em 12 de maio de 1921, foi um grande nome do teatro brasileiro, rompeu barreiras e abriu caminhos para os futuros atores negros do país. 

A atriz fez sua estreia com o grupo Teatro Experimental do Negro com o espetáculo "O imperador Jones", de Eugene O’Neill, em 8 de maio de 1945, no palco do Teatro Municipal. Ela também recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Rockefeller e foi para os Estados Unidos, onde frequentou a Universidade Harvard, em Washington, e a Academia Nacional do Teatro Americano, em Nova York.

Ruth de Souza estreou no cinema em 1948 com "Terra violenta", adaptação do romance "Terras do sem fim", de Jorge Amado. Por sua atuação em "Sinhá Moça", tornou-se a primeira atriz brasileira indicada para um prêmio internacional: o Leão de Ouro, no Festival de Veneza de 1954. 

Em 1958, a artista faz parte de "Ravina", um marco na cinematografia do país, e em 1969, com "A Cabana do Pai Tomás", da TV Globo, Ruth se tornou a primeira atriz negra a protagonizar uma novela. 

A atriz morreu em 28 de julho de 2019, aos 98 anos, no Rio de Janeiro, deixando um grande legado para o teatro brasileiro.