As vendas no varejo no mês de abril aumentaram 18,8%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020. Os dados são do ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), divulgado hoje. Apesar da alta, o desempenho do varejo ainda está abaixo do nível pré-pandemia.
“A alta nas vendas em abril deste ano está diretamente relacionada à base de comparação com abril do ano passado. Naquele mês o ICVA registrou a sua mínima histórica, fortemente impactado pelo início da pandemia da Covid-19 no Brasil”, diz Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo. “Apesar da alta no índice representar uma forte recuperação do Varejo, ainda estamos abaixo do patamar pré-pandemia”.
De acordo com a Cielo, que captura transações com maquininhas no varejo, todos os setores analisados apresentaram aceleração nas vendas em relação a março. Os destaques são os segmentos de transporte e turismo e vestuário.
Desempenho por setor
No macrossetor de bens não duráveis, os segmentos que mais se destacaram foram: postos de combustíveis e livrarias, papelarias e afins.
No macrossetor de serviços, os destaques foram turismo e transporte e bares e restaurantes.
Já no macrossetor de bens duráveis e semiduráveis, vestuário e ótica e joalherias estão entre os mais destacados.
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