Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O Tribunal Distrital de Haia, na Holanda, ordenou que a petroleira Shell reduza, até 2030as emissões de carbono das empresas do seu grupo em 45%, em relação aos níveis de 2019. De acordo com o tribunal, os planos de redução da empresa atualmente não são concretos o suficiente

Grupos ambientais argumentaram que a Shell estaria violando sua obrigação de reduzir as emissões. A tese foi negada pelo tribunal, que aponta o endurecimento das políticas de emissões pela controladoria. Contudo, acrescentou que ela não é concreta e é baseada no monitoramento dos desenvolvimentos sociais, e não na responsabilidade da empresa de reduzir a emissão de CO2.

Veja mais: Dia da Mata Atlântica: Saiba por que a data é comemorada nesta quinta-feira (27)

Em 2018, um grupo de sete organizações ambientais e dos direitos humanos, além de cerca de 17 mil cidadãos holandeses, entraram com a ação solicitando ao tribunal o corte nas emissões do grupo Shell de acordo com as metas globais estabelecidas no Acordo Climático de Paris.

Leia também: Saiba quais são os benefícios do shampoo sólido

Embora a empresa possa apelar em outros tribunais, a decisão é considerada histórica e pode abrir precedentes contra multinacionais poluidoras em todo o mundo

Veja mais detalhes na reportagem da edição desta quinta-feira (27) do Jornal da Tarde: