Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Um estudo realizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP aponta que os critérios adotados na vacinação contra a Covid-19 provocam uma imunização desigual entre ricos e pobres.

De acordo com a pesquisa, isso ajuda a explicar a ocorrência de três vezes mais mortes a cada 10 mil habitantes na periferia do que em bairros nobres da capital paulista. O plano nacional de imunização deu prioridade aos idosos e organizou a distribuição de doses por faixas etárias.

O mapeamento realizado pelos pesquisadores mostrou que a população da periferia tem menos idosos, mais jovens e é onde vive a classe trabalhadora com a menor renda.

Leia também: Em pronunciamento, Bolsonaro exalta governo federal e culpa governadores e prefeitos por falta de empregos

“O critério de saída beneficia a população branca e moradora das regiões mais nobres, além de ser socialmente e territorialmente demarcada, a expectativa de vida é racialmente demarcada no Brasil”, destaca a coordenadora do estudo Gisele Brito.

Ela ainda afirma que a escolha de grupos prioritários de vacinação acentuou a desigualdade social. “Esse estudo mostra o mecanismo de como o racismo estrutural se estrutura. A partir de critérios que parecem neutros, mas não são”.

Leia também: Brasil registra 2.507 mortes e mais de 95 mil infectados pela Covid-19 nas últimas 24 horas

O infectologista e membro do Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo, Marcos Boulos acredita que quanto mais tempo demorar a imunização, mais difícil será conter a pandemia, inclusive as mutações do vírus.

“A vacina é a longo prazo, temos que tomar medidas necessárias para evitar o contato. Estamos próximos outra vez do caos completo do atendimento de saúde do nosso país”, alerta o infectologista.

Assista reportagem completa do Jornal da Tarde: