Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

TV Cultura
TV Cultura

Darwinismo é tema no Linhas Cruzadas desta quinta-feira (3).

O debate entre Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama tenta responder qual o motivo do conflito entre as teorias de Charles Darwin e as ciências sociais.

"O núcleo do problema me parece estar na dificuldade de aceitar, por parte de muitos cientistas sociais, que o darwinismo afirmaria algum tipo de herança de comportamento, quase genética, que determinaria, por exemplo, diferenças de comportamento entre homem e mulher. Outra coisa é a ideia de que nem tudo poderia ser socialmente construído", diz Pondé.

Leia também: "Não vejo o Lula como um fantasma", diz FHC sobre eleições de 2022

O filósofo ainda responde se as teorias de Darwin estimulam o desprezo aos socialmente e fisicamente mais fracos. "A ideia do adaptado significa aquele que está mais ajustado a determinadas demandas. Mudando o ambiente, pode mudar a variável que determina a adaptação. Não se pode dizer que o darwinismo está falando que é simplesmente o mais forte. Por exemplo, a covardia é muito bem adaptada", comenta o filósofo.

Assista ao trecho:


Assista à integra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.